Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

JUVENTUDE, ESPORTE E EVANGELIZAÇÃO.

Grupo JUFC do Setor 1 campeão do Torneio  de Futsal
da PJ da Paróquia de Santa Luzia - Setor 6.


É sempre muito comum associarmos práticas esportivas à juventude. A jovialidade que pode perpassar toda nossa vida, quando fomentada através da prática esportiva, nos leva a sermos pessoas equilibradas, saudáveis, disciplinadas e com o espírito vencedor. Somos bombardeados de vários lados com a informação de que todos e todas devemos ter hábito de exercitar o corpo. A juventude, por excelência é a fase da vida, onde devemos incentivar as pessoas ao hábito saudável da prática esportiva.

Atualmente, estamos presenciando a explosão de academias, lutas marciais e há a grande procura dos rapazes em ser um craque do futebol. O texto base da CF-2013, nos alerta para o perigo da vigorexia. Esse distúrbio psicossomático está no culto do corpo. Vários adolescentes e jovens consomem, inclusive, anabolizantes para ficar “bombados”. Entretanto, sabemos dos malefícios que esses compostos químicos fazem à nossa saúde. Não é muito, relembrar que devemos cuidar de nosso corpo, mas a vaidade pode atrapalhar, trazendo os frutos do exagero e da aceleração dos processos naturais. Fiquemos atentos!

Quem não tem um exemplo na família de pessoas idosas que com bastante idade ainda tem muito vigor físico? Lembro aqui do meu saudoso, avô José Mendonça (com mais de 60 anos), que sempre nos surpreendia com uma atitude esportiva, seja jogando vôlei, seja fazendo piruetas (mortais) e caindo na piscina, seja tocando com a palma das mão no solo de pé, sem flexionar as pernas. Isso foi fomentado com muita energia na sua juventude. Oxalá, tenhamos vários homens e mulheres na terceira idade com tanta destreza e vigor.

Partilho aqui também da alegria de ver quantas comunidades que trabalham com crianças, adolescentes e jovens, as práticas esportivas nas quadras, campinhos ou terreno da Igreja. Essa é com certeza uma ferramenta que pode ajudar muito na educação na fé desses iniciantes da caminhada cristã. O esporte ajuda na disciplina, no trabalho em equipe e o espírito esportivo pode ajudar na solução de vários conflitos humanos que são fomentados por prática somente da competitividade. 

O verdadeiro espírito esportivo nos faz competir conosco mesmo, procurando ser melhor ser humano hoje do que ontem e amanhã ser melhor ser humano que hoje. Por fim citar trechos da mensagem do Papa Francisco por ocasião da Copa do Mundo de Futebol no Brasil: “O futebol pode e deve ser uma escola para a construção de uma “cultura do encontro”, que permita a paz e a harmonia entre os povos... O segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!”
Texto publicado em julho de 2014 no Informativo Arquidiocese em Notícias.