Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A PALAVRA DE DEUS PODE SER ATRAENTE PARA JUVENTUDE?




Maria Elaine, assessora da PJ na Área Missionária S. Pedro, fazendo a LOB na 10ª AAPJ. 

Já se passou mais de um mês do término da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, e queria destacar um fato interessante que chamou atenção na Feira Vocacional. Lá estava montada uma tenda da Pastoral Juvenil Latino Americana, trazendo um programa muito interessante: LECTIONAUTAS.

Um padre ou religioso de tempo em tempo, antes de fazer um exercício da Leitura Orante na tenda, colocava uma música 
Rosália Amorim, secretária da PJ do Setor 2, fazendo a LOB na 10ª AAPJ. 
eletrônica e cantava a seguinte letra: “Esse é um exercício de Lectio Divina. Esse é um exercício de Lectio Divina...” E no segundo verso se dizia em dois coros: “Leitura (Leitura), Meditação (Meditação), Oração (Oração), Contemplação (Contemplação) e Ação (Ação)”. Assim com esta jovial batida musical, vários jovens eram atraídos e se aproximavam da tenda. Nesta pequena música, quase não percebia, mas se gravava os passos da Leitura Orante da Bíblica (Lectio Divina) e ecoam nos pensamentos e corações de muitos até hoje.



Esse programa é do Centro Bíblico Pastoral para América Latina do CELAM – Conferência Episcopal Latino Americana e do Caribe, com parceria da SDU – Sociedades Bíblicas Unidas. O objetivo é capacitar jovens líderes católicos a lerem a Palavra de Deus, com o método da LOB – Leitura Orate da Bíblia (Lectio Divina).




Luis Eduardo, da EASPJ setor 8, fazendo a LOB na 10ª AAPJ. 

O programa Lectionautas nasceu para servir as conferências episcopais dos países, sendo, portanto, coordenado pelos departamentos de Animação Bíblica de Pastoral e Pastoral da Juventude, ou pelas dioceses/prelazias, sempre em conjunto coma Sociedade Bíblica de cada país.


O Lecionautas tem ainda outro diferencial. Ele se utiliza das plataformas de internet para que os jovens naveguem na Palavra de Deus e aprofunde a sua fé. O programa tem o site: www.lecionautas.com.br e Fan Page no facebook (LectionautasBrasil).



Rozildo Pereira da EASPJ Setor 5, fazendo a LOB na 10ª AAPJ. 
Muitas vezes não apresentamos às juventudes uma forma mais atraente e mais pedagógica de se conhecer a Palavra de Deus. A Leitura Orante é uma forma privilegiada de se fazer essa experiência de fé e fazer isso numa plataforma e ambiência virtual, como o texto base da Campanha da Fraternidade deste ano nos sugere, é mais do que necessário para atingirmos às juventudes.


Não há como seguir no discipulado do Mestre Jesus Libertador Ressuscitado sem mergulharmos no Evangelho, na Palavra de Deus e assim conhecermos melhor o projeto de Deus para nossas vidas.

Vamos a este desafio? “Este é um exercício de Lecio Divina – Leitura, Meditação, Oração, Contemplação-Ação”...

Bruna Araújo (esquerda) e Sandryne Pimentel, ambas da EASPJ setor 2, fazendo a LOB na 10ª AAPJ. 


Texto publicado no Informativo Arquidiocese em Notícias em Setembro de 2013.