Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

JUVENTUDE E VOLTA ÀS AULAS

Foto: Divulgação

É no mês de janeiro que saímos às ruas e vemos vários adolescentes e jovens acompanhando muitas vezes seus pais nas livrarias e papelarias. Nessa fase se preparam para começar mais um ano letivo. Mais um ano se inicia e com a graça de Deus, milhares de jovens vão poder adquirir mais conhecimentos e avançar nessa fase das suas vidas.

O cenário de 2014 traz ainda uma novidade. As aulas estão começando já no mês de janeiro para se adaptar ao calendário da Copa do Mundo de Futebol que acontecerá no nosso país este ano.


Os Jovens, a Igreja e a Educação

A Igreja foi uma das precursoras na questão educacional, principalmente via Congregações Religiosas que se empenham nessa missão árdua de colaborar com a educação do povo. Em Manaus vários colégios católicos e agora universidades tem colaborado nessa missão: Santa Terezinha, Mazarello, Auxiliadora com as irmãs salesianas, Colégio Santa Dorotéia com as irmãs desta congregação, Preciosíssimo Sangue das Adoradoras do Sangue de Cristo, bem como os Colégios Dom Bosco (Centro e Zona Leste) e Faculdade Dom Bosco com os padres e irmãos salesianos. Esses são os mais conhecidos, fora tantas creches e escolas do maternal.

Adolescentes e Jovens são futuro em muitos discursos, entretanto, são presente, pois se não atentarmos para a educação dos mesmos como será que serão futuro? Nesse ínterim temos de ser zelosos dentro de nossas famílias para com estes que estão nesta fase escolar. Nós como igreja doméstica, nas nossas casas somos responsáveis pela educação, pois precisamos apoiar e incentivar que os mesmo ganhem mais conhecimento e assim construam seu futuro com mais amor, respeito e fraternidade.

Cada vez mais cresce o acesso de jovens ao ensino superior. É também nesse campo que precisamos enquanto Igreja estar mais próximos. Não podemos deixar de fazer o Diálogo Fé e Razão, pois não cabe mais a obediência cega nem muito menos é tempo da cristandade. Precisamos estar próximos, pois há muitas armadilhas na academia contra a fé.

Quero finalizar com uma oração de Dom Bosco que comemoramos dia 31 de janeiro:


Oração a São João Bosco

São João Bosco, Pai e Mestre da juventude, dócil aos dons do Espírito e aberto às realidades do teu tempo foste para os jovens, sobretudo humildes e pobres, um sinal do amor e da predileção de Deus. Sê nosso guia no caminho de amizade com o Senhor Jesus, para podermos perceber nEle e no seu Evangelho o sentido da nossa vida e a fonte da verdadeira felicidade.

Ajuda-nos a corresponder com generosidade à vocação que recebemos de Deus, para sermos na vida cotidiana construtores de comunhão, e, em comunhão com a Igreja inteira, colaborarmos com entusiasmo, na edificação da civilização do amor.

Obtém-nos a graça da perseverança na vivência da vida cristã em grau elevado, segundo o espírito das bem-aventuranças; e faze com que, guiados por Maria Auxiliadora, possamos encontrar-nos um dia contigo na grande família do céu. Amém.


Texto publicado em fevereiro de 2014 no Informativo Arquidiocese em Notícias.