Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

JUVENTUDE, FRATERNIDADE E CIDADANIA


No último dia 16 de março aconteceu no Cento de Formação da Arquidiocese de Manaus – CEFAM, uma formação da Campanha da Fraternidade (CF) 2014 para as juventudes católicas, com o tema Fraternidade e Tráfico Humano e assessoria da Equipe Central da CF da Arquidiocese de Manaus. 

O objetivo da atividade segundo Lidiane Cristo, da Pastoral da Juventude e uma das coordenadoras da atividade, era sensibilizar e ajudar na formação dos jovens para a temática da CF-2014. . A jovem Raissa Tavares do Movimento dos Focolares, também organizadora da atividade ressaltou que a metodologia utilizada foi baseada no texto base da CF-2014 , Ver-Julga-Agir.

Na atividade estiveram presentes 67 adolescentes e jovens das seguintes expressões de evangelização das juventudes na arquidiocese: Pastoral da Juventude (PJ), Juventude Missionária, Comunidade Católica Despertai, Movimento dos Focolares, Fraternidade Missionária O Caminho e Ministério Jovem da Renovação Carismática

“Os contratempos do encontro não nos permitiram tomar mais ações concretas em conjunto com os outros carismas. Faz-se necessário juntarmos forças, independente de qual expressão juvenil eu pertença, para amenizar o sofrimento dos irmãos e irmãs que sofrem na pele com o tráfico humano”, avaliou Fernando Furtado da Juventude Missionária também um dos coordenadores da atividade.




SEMANA DA CIDADANIA 2014

A Pastoral da Juventude (PJ), no Brasil inteiro, realiza todos os anos no mês de abril a Semana da Cidadania. Esta atividade permanente acontece desde 1996 e está sempre em comunhão com alguma campanha da CNBB. Este ano o tema proposto é “Juventude na luta pela Reforma Política”, e o lema: “É hora de transformar o que não dá mais”, com iluminação bíblica: “Felizes os que têm fome e sede de justiça, pois serão saciados.” (Mt 5,6)

Para se aprofundar no tema a PJ da Arquidiocese de Manaus favorece todos os anos um Treinamento do tema da Semana da Cidadania para que as lideranças das paróquias, áreas missionárias e dos grupos de base, possam se capacitar melhor e discutir o tema localmente nas comunidades. 

O treinamento desse ano aconteceu de forma descentralizada, mas todos ocorram simultaneamente no dia 23 de março das 8h às 17h. Os setores 9 e 12 formam o núcleo Norte se encontraram na paróquia São Bento. Já os setores 3 e 4 se encontraram na Paróquia Santa Cruz, como núcleo Oeste. Os setores 8 e 10 no núcleo Leste se encontraram no colégio dom Bosco da Zona Leste e por fim o núcleo centro-sul que foi composto pelos setores 2, 5 e 6 se encontraram no CEFAM finalizando com missa presidida pelo bispos auxiliar dom Mário Antônio da Silva.

A PJ nas paróquias e Áreas Missionárias deverão ter como gesto concreto a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa popular sobre a Reforma Política que a Coalizão pela Reforma pela Reforma Política Democrática que a CNBB faz parte está convocando toda sociedade brasileira a aderir e os jovens da PJ estão aqui na Arquidiocese assumindo esse compromisso.


Texto publicado em abril de 2014 no Informativo Arquidiocese em Notícias.