Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

JUVENTUDE E PROJETO DE VIDA


Há uma expressão que não considero totalmente correta: “A juventude é futuro”. Ela parece um tanto incompleta ou parcialmente correta. Isso se deve a uma questão cronológica bem simples: como ser o futuro se não o garantimos no presente?


A construção de uma juventude com vida plena perpassa no investimento atual em pessoas que acompanhem a juventude nas etapas de um processo de educação na fé que culmine na consolidação de um Projeto de Vida bem claro com ideais, valores e metas bem assumidos por esta mesma juventude.



Há várias dimensões da vida que precisam ser pensadas e planejadas. Lógico que tudo à luz do Espírito Santo com muito discernimento e auxílio de pessoas que tenham o seu próprio projeto de vida bem estabelecido, como: profissional, educacional, familiar, afetiva, vocacional, entre outras.



Jesus Cristo teve um Projeto de Vida. Basta recordar o texto do Evangelho de Lucas (cfr. 4,18-21) no qual Cristo assume e anuncia o Projeto de Vida que lhe vem do Espírito. O centro do Projeto de Vida de Jesus é anunciar e realizar o Reino de Deus Pai. Suas primeiras palavras, ao começar sua vida pública, são: “O Reino de Deus está próximo. Convertam-se e creiam na Boa Nova” (Mc 1,15).



As famílias nos tempos atuais estão tendo muitas dificuldades em ajudar na orientação dos adolescentes e jovens. O mundo extremamente acelerado impõe aos mesmos que façam escolhas fundamentais para as suas vidas de forma muito rapidamente. É necessário que nossa ação pastoral na Catequese e nos Grupos de adolescentes e/ou de jovens e demais organizações eclesiais que trabalham com a formação de adolescentes e jovens tenha presente que levar a construção de um Projeto de Vida deve estar presente no processo de educação na fé.



Se jovens tem esse acompanhamento, aí o futuro parece estar no horizonte com vida plena. Não serão presas fáceis das mazelas sociais e poderão ser missionários e profetas no meio da Igreja e da sociedade. Os valores cristãos do Evangelho serão propagadas com alegria e convicção e também poderemos transformar a realidade com construtores da Civilização do Amor. Será maravilhoso ao terminar o nível médio saber que profissão quer servir e assim que faculdade quer fazer. Já se pensa quais os sonhos a realizar e que escolhas fazer. Quando formar família, ou se quer servir numa vida consagrada. Assim o amor se espalha com pessoas felizes com suas escolhas.



Quero encerrar com um pensamento do Bispo Prelado Emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga: “Jovens, façam de sua juventude a ocasião decisiva para definir sua vida. Como opção pelo Reino, no seguimento de Jesus. Sejam radicais, alegres, servidores. Vivam a comunidade. Vivam a cidadania. Vivam a família. Não brinquem com os pobres, não brinquem com o amor, não brinquem com a política. Não brinquem com o Evangelho. Sejam páscoa na Páscoa! n’Ele, juventude, aquele abraço”.



Texto publicado no Informativo Arquidiocese em Notícias em agosto de 2014.