Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

DNJ: SER FERMENTO É ATITUDE DO JOVEM MISSIONÁRIO

Concentração do DNJ 2013
Há 28 anos a Pastoral da Juventude (PJ), organiza no Brasil inteiro, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Nesse dia sempre temos quatro dimensões presente: Celebrativa, Formativa, Missionária e Social. Esse ano o DNJ não pode ser realizado no último domingo do mês de outubro devido às provas do ENEM. Então a PJ organizou o mesmo no dia 03 de novembro. Estiveram presentes mais de 10 sacerdotes, inúmeras religiosas juntamente com Dom Sérgio Castriani arcebispo de Manaus e Dom Mário Antônio da Silva, bispo auxiliar de Manaus.

A Concentração desde às 16h aconteceu na paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde o Padre Jair nos acolheu com muita alegria. Cerca de 3 mil jovens saíram em caminhada às 17h30 até o largo Mestre Chico e assim festejar, refletir, celebrar e rezar sobre o tema: Juventude e Missão e o lema “Jovem: Levante-se, seja fermento!” que veio da iluminação bíblica do profeta Jeremias 17,1: "Quanto a você, arregace suas mangas, levante-se e diga a eles tudo o que eu mandar. Não tenha medo!"

Durante a Caminhada foram feitas várias paradas reflexivas pelos jovens dos setores pastorais da arquidiocese que nos levam a olhar nossa missão em vários âmbitos
Textocomo juventude. Missão do jovem na Família, na Igreja, no Trabalho, na Educação, na Inclusão Social e na luta por Políticas Públicas. Ser fermento que transforma todas essas realidade é necessário e com alegria, ousadia e amor a juventude vai fazendo esse segmento cristão. Para finalizar já no Largo Mestre Chico foi montado um palco onde se apresentaram três bandas jovens: Dib-90, Grupo Cabocl@s e Aprendizes do Rock que tocaram músicas, pastorais, regionais, rock e populares.

Toda essa reflexão nos anima e instiga a assumir de fato a nossa missão. Reforça a importância de sermos jovens missionários, de irmos além-fronteiras onde a juventude está presente, onde necessitam da Boa Notícia, onde falta conhecer o Cristo Libertador, Salvador, Vivo e Jovem. Que Nossa Senhora de Nazaré, a jovem nos acompanhe na missão de Evangelização da Juventude. São Luiz Gonzaga, padroeiro da Juventude, rogai por nós!


Texto publicado no Informativo Arquidiocese em Notícias em Dezembro de 2013.