Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

11º ENPJ – “Mestre onde Moras? – Vinde e Vede!”


Escrevo este texto faltando exatos 60 dias para a abertura do 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (PJ) que acontece de 18 a 25 de janeiro de 2015. A PJ da Arquidiocese de Manaus está a quase um ano organizando este grande encontro no campo da Evangelização da Juventude do Brasil. Iluminados pelo primeiro capítulo do evangelho de São João a juventude brasileira que vem a Manaus quer vivenciar, experimentar nosso jeito de ser Igreja na Amazônia, de ser Igreja Jovem. Esse desejo é o fundo de atitude do discípulo de encontrar ou se reencontrar com o Mestre Jesus e ficar com Ele. A resposta de Jesus é a mesma que desejamos semear no coração destes jovens: Venham e Vejam onde Eu moro, experimentem, vivenciem, moro também nessas terras do Norte do Brasil.

Nosso pastor, Dom Sérgio Castriani, está sempre motivando nossa Igreja Local a este grande acontecimento. Ele nos convocou a abraçarmos o 11º ENPJ como um todo assim sendo várias pastorais, movimentos e setores têm sido parceiros da PJ na realização deste Encontro. As Paróquias e Áreas Missionárias dos Setores 1, 2, 3, 4 e 5 estão empenhados na Hospedagem nas famílias. Esse é também um ato de partilha de nossa realidade e uma forma de acolher bem esses nossos irmãos e irmãs que vem de todos os estados de nosso país. São mais de 250 famílias que acolherão 590 delegados e delegadas neste Encontro. O lema deste encontro é muito animador para nós que vamos acolher: “No Encontro das Águas, partilhamos a Vida, o Pão e a Utopia”.

Alguns momentos serão abertos ao povo de Deus e queremos que haja grande participação: A Celebração de Abertura às 17h30 do dia 18 de Janeiro, a Romaria dos Mártires saindo da Paróquia Militar de Nossa Senhora do Sameeiro em direção ao Anfiteatro da Ponta Negra as 19h30 do sábado dia 24 de Janeiro e a Celebração de Envio e Encerramento às 9h30 do dia 25 de janeiro. Estamos prevendo um ato também pela Reforma Política no fim do Encontro após a celebração de Envio. Outro momento forte será a Missão Jovem que acontecerá em 40 comunidades (área urbana, ribeirinha, estradas, indígenas e periferia). Será no dia 20 de janeiro, terça-feira, o das 8 às 17h. 


Por fim desde já ir praticando a mística da gratidão com tantos agentes de pastorais que estão apoiando a PJ, padres, congregações religiosas, empresários, nossos dois pastores Dom Sérgio e Dom Mário Antônio, também a Administração da Arquidiocese e principalmente a vocês jovens da Pastoral da Juventude que estão protagonizando esse processo e não abrem mão da comunhão eclesial com toda a Igreja de Manaus. Que São Luiz Gonzaga padroeiro da Juventude esteja sempre intercedendo por todos os envolvidos direta e indiretamente na realização do 11º ENPJ.
Texto publicado em dezembro de 2014 no Informativo Arquidiocese em Notícias.