Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Juventude, carnaval, acampamentos, encontros e retiros...

É notório o crescimento da procura de adolescentes e jovens por retiros e encontros durante o período de carnaval e perpassando a quaresma. Refletir sobre esse fenômeno não é tarefa tão simples. Entretanto, podemos partilhar das observações e intuições que temos a partir do trabalho de evangelização da juventude.

“A rapidez das mudanças, os atrativos de diferentes níveis e a agitação do cotidiano desafiam a vivência de uma verdadeira espiritualidade” (Doc. 85 CNBB, nº116). A trivialidade, nunca foi motivo de atração para juventude. Toda vez que as ações, movimentos e organizações de juventude, são uma mesmice, a juventude foge. É preciso de dinamismo, protagonismo juvenil e também uma pedagogia de formação integral para que os jovens possam viver a inteireza de um Processo de Educação na Fé.

É possível que seja isso que esteja fazendo com que a juventude procure algo diferente na época de carnaval e quaresma. Os retiros, acampamentos, encontrões e até bailes cristãos estão em voga. Foram inúmeras propostas divulgadas nas redes sociais mantidas pela assessoria de comunicação e das expressões juvenis que estão presentes na Arquidiocese de Manaus. Essas propostas que partem desde os bailes cristãos, promovido nas comunidades como uma forma de diversão responsável e saudável. Passa pelos Encontrões como o promovido pelos Jovens Pelo Mundo Unido do Movimento dos Focolares, “O Que te Move?”, que além de momentos orantes, também trazem reflexões sobre a vida da juventude, ou como o Maranata que traz vários elementos: louvor, pregação, momentos orantes, entre outros. Tudo isso atrai muito fortemente a juventude que talvez não queira cair na trivialidade do carnaval.

Existe também uma forte atração para aprofundamento da mística e espiritualidade como a proposta do Serviço Inaciano de Espiritualidade. Os exercícios da vida cotidiana, retiros tanto de carnaval, como de quaresma são também de grande procura. “Para alimentar constantemente a espiritualidade cristã, o jovem necessita encontrar instrumentos, pessoas e momentos que o marquem profundamente, provocando nele o desejo de verdadeira mudança. Estes meios colocam o jovem num processo constante de revisão de vida e de discernimento vocacional diante de Deus e diante do mundo” (nº 120, Doc. 85 CNBB).

“Há cristãos que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa. Reconheço, porém, que a alegria não se vive da mesma maneira em todas as etapas e circunstâncias da vida, por vezes muito duras” (EG nº6). É necessário cada vez mais que nossas comunidades invistam na capacitação de lideranças jovens, bem como o ministério da assessoria com adultos leigos que se proponham a estudar, aprofundar e acompanhar a juventude no processo de educação na fé. Que São Luiz Gonzaga, padroeiro da juventude continue intercedendo por todos aqueles e aquelas que promovem a alegria de anunciar o evangelho à adolescentes e jovens.

Texto publicado em março de 2015 no Informativo Arquidiocese em Notícias.