Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Escolas Católicas em sintonia com o Plano de Evangelização da Arquidiocese de Manaus

Reunião da ANEC – Associação Nacional das Escolas Católicas no Amazonas
O Estado Permanente de Missão da Igreja de Manaus é uma deve ser assumido por tudo em uma atitude de Pastoral de Conjunto. São 10 desafios pastorais para os próximos anos. Nesse ínterim, entrevistamos Lilianny de Oliveira Costa que é Conselheira da Educação Básica ANEC – Associação Nacional das Escolas Católicas no Amazonas, para sabermos um pouco como as Escolas Católicas farão comunhão com o atual Plano de Evangelização elaborado pela IX APA.


1.Informativo Arquidiocese em Notícias (IAN): Como a senhora, representante da ANEC na IX APA, percebeu os resultados da IX APA no Plano de Evangelização?

Lilianny Costa (LC): A ANEC/AM se constitui enquanto conselho no Amazonas em 2013. Ser chamada para participar da IX APA como delegada foi um privilégio e responsabilidade. Como coordenadora do conselho ANEC/AM, foi desafiador tornar conhecido de todos as ações nacionais que envolvem a ANEC no Brasil, a voz da Educação Católica. Penso que iniciar 2015 e efetivar as nossas ações com apoio e diretrizes da Arquidiocese, é proposta assertiva que vamos fazer diferenças nos espaços educacionais, que educamos evangelizando e evangelizamos educando. Salvaguardaremos assim, a promoção da educação cristã evangélico-libertadora na união das escolas, universidade e mantenedoras da educação católica em nosso Estado.


2.IAN: Qual destaque a senhora pode dar da IX APA?

LC: Destaco que o momento da acolhida foi crucial de envolvimento e preparação para os dias que se seguiram, foram intensos, no entanto produtivo e satisfatórios, sem ser cansativo, pois entrarmos no espírito envolvedor da APA. Particularmente fiquei impressionada com a dinâmica que se constitui a elaboração do Plano Pastoral e a organização do evento com ampla participação. Percebi que houve envolvimento e comprometimento na comunhão que somos Igreja, mesmo com vários carismas presentes, viu-se a unicidade em prol do plano pastoral, a defesa foi pela evangelização da pessoa, da comunidade e da sociedade ficou notório nos momentos de grupo e na plenária para a votação, que as partes se uniram no todo, abertos para a Igreja e para o Evangelho. 


3.IAN: No que tange o fortalecimento da Pastoral de Conjunto foi aprovado a pista de ação: “Proporcionar formação nos aspectos sócio-transformador para professores que já possuem engajamento nas comunidades, como forma mais efetiva de atingir o público escolar”. Como a ANEC pode ajudar atuar na implementação dessa pista?

LC: Após a APA, tivemos o encontro no dia 11.11.2014 com o Bispo Dom Sérgio Castriani, onde no Colégio Santa Dorotéia, estavam todos os representantes religiosos das escolas, universidades e editora católica de Manaus. O importante nesse momento é tornar conhecido o processo que foi a APA, as diretrizes e o que cada um acolhe no seu âmbito de atuação. Concretamente, o conselho ANEC/AM, formará grupos de trabalho com 04 temáticas que estão diretamente relacionadas a educação católica, uma delas, posso socializar, neste momento, que é a Pastoral nas Universidades e Escolas. Inicialmente, estarão envolvidas aproximadamente 50 pessoas, que serão os multiplicadores, sendo assim faremos chegar até os educadores nossas ações (entenda aqui educadores todos que atuam na escolarização dos nossos jovens). 


4.IAN: A Evangelização da Juventude é também um grande desafio. A Escola é com certeza uma instituição que colabora com a formação humana e intelectual de jovens. Como a ANEC vê sua missão nesse campo?

LC: Tenho certeza, que cada escola, cada universidade do nosso estado, há projetos de envolvimento e engajamento juvenil, onde destaca-se o protagonismo, em que esse jovem é convidado a se destacar para transformar a sociedade em que vive. Sendo assim, somos um lugar privilegiado de formação e promoção integral, estamos inserindo os valores na dimensão ética e religiosa de nossa cultura, assim acredito que ele também alcançará a sua liberdade no sentido do valor da vida humana. Nosso primeiro passo enquanto será dinamizar e tornar público o que a escola e universidade tem feito, valorizar a instituição educativa que anuncia o Evangelho de maneira que garanta a relação entre a fé e a vida, tanto na pessoa como indivíduo, como no contexto sociocultural onde vivem, atuam e se relacionam. 


5.IAN: Após vivenciar a IX APA como as Escolas Católicas podem colaborar para que tais reflexões possam atingir tanto os discentes quanto os docentes e assim colabore com o Plano de Evangelização da Arquidiocese de Manaus?

LC: A vivência da IX APA, trouxe uma reflexão para nossas instituições educacionais, que parte da necessidade de estarmos mais unidos nas nossas ações e o plano pastoral trouxe as diretrizes e a ANEC do Brasil nos oportuniza atuar politicamente nos interesses das associadas às diversas instancias que integram a vida pública nacional. O apoio que Dom Sérgio nos deu, oportunizando o repasse da APA com uma reflexão de maneira divina de se viver nos espaços educacionais, nos trouxe ânimo e motivação para anunciar o que fazemos e envolver mais pessoas. Nossos passos, ainda são pequenos, porém firmes, porque visamos além dos eventos educacionais formativos. Tendo educadores preparados, em formação contínua, com certeza, estaremos dando o melhor de nós para os nossos jovens, conscientes que toda mudança é gradativa e a cultura da escola católica, em sua tradição, está sempre se renovando promovendo a educação integral também dos nossos educadores, tendo o fundamento em Cristo, a identidade eclesial e cultural e continuando com a excelência acadêmica.

Texto publicado no Informativo Arquidiocese em Notícias em fevereiro de 2015.