Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

JUVENTUDE MISSIONÁRIA INQUIETA E SOLIDÁRIA


O mês de outubro é dedicado às missões. O tema deste ano está em sintonia com a Campanha da Fraternidade “Missão para libertar” e seu lema é “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4,18). Assim, sendo queremos trazer um pouco da expressão juvenil “Juventude Missionária” (JM) para partilhar com nossos leitores e entrevistamos o jovem de 25 anos, Fernando Diego Furtado que é Coordenador Estadual da Juventude Missionária e também responde interinamente pela Coordenação Arquidiocesana de Manaus da JM.



Informativo Arquidiocese em Notícias (IAN): Como surgiu a JM?


Fernando Diego Furtado
Coordenador da Juventude Missionária no AM
Fernando Diego Furtado: A JM surgiu como uma necessidade de dar prosseguimento ao trabalho realizado pela Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) com as crianças e adolescentes. À medida que as crianças e adolescentes da IAM cresciam, não havia um grupo que desse prosseguimento à metodologia e modo de ser próprios das Obras Missionárias. Dessa forma, surge a Juventude Missionária como uma atividade da Pontifícia Obra da Propagação da Fé que acolhe, principalmente, os jovens que participam dos grupos de IAM e aqueles que se identificam com o carisma da JM.



IAN: Como você descreveria a identidade da JM?

FDF: A JM é um grupo de jovens missionários vinculados à Pontifícia Obra da Propagação da Fé, fazendo parte das Pontifícias Obras Missionárias. Ela não é uma pastoral ou movimento. A JM está engajada na caminha eclesial juntamente com as demais expressões juvenis. A JM também deve fazer parte do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e Conselho Missionário Regional (COMIRE). Além disso, faz parte da identidade da JM viabilizar, com a ajuda da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, projetos para enviar jovens em missão local e além-fronteiras.


IAN: Qual a missão da JM?

FDF: A JM visa despertar, ativar, formar e manter o espírito missionário universal dos jovens, ajudando-os a realizar a missão em âmbito local e universal. 


IAN: Quais os principais desafios da JM na Arquidiocese de Manaus?

FDF: O maior desafio é despertar nos jovens o espírito missionário levando em consideração não somente a realidade local, mas também a universal. Diante das diversas expressões juvenis presentes na Arquidiocese de Manaus, a JM tem como desafio inserir-se nas comunidades onde estas expressões já estão presentes. Não com a finalidade de competir com estas, mas com o desejo de animar e reavivar a dimensão missionária. Além disso, a JM tem como objetivo animar os grupos de IAM para que destes surjam jovens engajados com a missão da Igreja.


IAN: Como os grupos da JM se organizam?

FDF: Os grupos de JM são formados por jovens de 15 a 29 anos com números de participantes entre 12 e 20 pessoas. O protagonismo dos grupos é todo do jovem, que se organizam entre si e elegem um coordenador e um vice. Para acompanhá-los, os grupos buscam a ajuda de um assessor adulto que serve de elo entre o grupo e a comunidade, ajudando-os a seguir a metodologia e carisma da JM. 
As reuniões dos grupos são semanais e seguem a metodologia das quatro áreas integradas: Realidade Missionária (ver), Espiritualidade Missionária (iluminar), Compromisso Missionário (agir) e Vida de grupo (celebrar). A cada mês é escolhido pelo grupo um tema gerador e este é trabalhado de acordo com as áreas integradas (um encontro para cada área integrada). O principal objetivo dos encontros é munir o jovem do conhecimento da realidade local e universal (ver) à luz da Palavra de Deus (iluminar), preparando-o para cumprir de forma concreta (agir) e alegre (celebrar) seu mandato missionário. 


IAN: Como é a mística e a espiritualidade da JM?

FDF: A espiritualidade da JM baseia-se no tripé: oração, sacrifício e solidariedade concreta. Esses três pontos dão base a todo o modo de viver do jovem missionário. Com isso, o jovem que participa da JM assume o compromisso de orar e realizar sacrifícios pessoais e materiais em favor da missão local e universal. O jovem tem sempre consigo o lema da JM que é "Jovens missionários, sempre solidários".


IAN: Quais as principais atividades da JM no Brasil e na Arquidiocese de Manaus?

FDF: Em nível nacional, a maior atividade da JM é participação na Campanha Missionária, organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), sob coordenação da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. A JM organiza nos estados as Missões Jovens, promovendo a missão local. Há também a participação em missões além-fronteiras como a Missão de Verão que ocorre todos os anos no Paraguai, por exemplo.
Na Arquidiocese a principal atividade permanente é a participação na Caminhada Missionária. Mas, participamos também das atividades realizadas a nível arquidiocesano que envolve principalmente os jovens.


IAN: Onde a JM está presente na Arquidiocese de Manaus?

FDF: Atualmente temos 4 grupos em Manaus:

· Área Missionária Nossa Senhora dos Navegantes - Comunidade Sagrado Coração de Jesus;

· Área Missionária Menino Jesus - Núcleo Nossa Senhora Aparecida;

· Área Missionária Ponta Negra- Comunidade Santa Catarina de Alexandria e;

· Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


IAN: Como um jovem faz para participar da JM?

FDF: Para um jovem participar basta procurar um dos grupos existentes. Não é necessário ter participado de nenhum outro grupo ou da IAM anteriormente. Caso o jovem não encontre um grupo em sua comunidade e sinta o desejo de formar um grupo de JM, basta entrar em contato com a coordenação arquidiocesana que dará as orientações e formações necessárias para tal. 


IAN: Qual é o sentimento que você tem de liderar a JM na Arquidiocese de Manaus?

FDF: É um sentimento de que estou dando a minha pequena contribuição para o cumprimento do Reino. E acima de tudo mantendo vivo o ardor missionário que surgiu quando ainda participava dos grupos da Infância Missionária.


...........................................................................................


Além da Juventude Missionária, a Obra da Propagação da Fé também organiza as atividades das Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos Missionários e os Grupos de Propagação da Fé que seguem as mesma metodologia e espiritualidade da JM. 

Para quem desejar conhecer mais sobre a Juventude Missionária pode acessar o blog da JM Nacional (jmissionaria.blogspot.com.br) e o site das POM (www.pom.org.br). Além disso, temos a uma página da JM no Amazonas no Facebook (www.facebook.com/juventudemissionaria.am).


Texto publicado em outubro de 2014 no Informativo Arquidiocese em Notícias.