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quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Semana da Cidadania discute Juventude, Mídia e Sociedade



De 14 a 21 de abril as pastorais de juventude no Brasil realizam a Semana da Cidadania que sempre está diretamente ligada à temática da Campanha da Fraternidade todos os anos. Iluminados pelo versículo “Anunciem a Boa Notícia para toda humanidade” (Mc 16,15b) quer se fazer uma reflexão crítica sobre o poder da comunicação nas transformações sociais. A juventude é o grupo social que é mais atingindo pela Mídia nos tempos atuais.

É necessário fazer uma leitura crítica da chuva de informações que bombardeiam nossas vidas. Análise das intenções embutidas nos processos comunicacionais. O lema deste ano é uma reflexão do Papa Francisco, “A nossa comunicação seja azeite perfumado pela dor e pelo vinho bom pela alegria.” 

Com a consolidação da internet, a interatividade com os canais de comunicação ficou maior. Comentamos, compartilhamos e curtimos as informações transmitidas. Isso nos pede que sejamos ainda mais responsáveis em nos posicionarmos em defesa dos mais fracos, discriminados e excluídos que as grandes empresas de comunicação escondem ou criminalizam. 

Assim, este ano a Semana da Cidadania quer praticar o verdadeiro anúncio da boa notícia, dando voz, vez e lugar aos que estão à margem da sociedade e negados pelos meios de comunicação atual, onde seus grandes grupos estão nas mãos de seis famílias. A concentração de poder político atenta não somente contra a diversidade, mas também à democracia. A democratização da mídia se faz necessária e é pauta dos movimentos sociais que lutam por uma mídia livre e pluralidade dos meios de comunicação. 



Ações práticas

Na Arquidiocese de Manaus a Pastoral da Juventude, está propondo utilização do subsídio de estudo com rodas de conversa sobre o assunto, um encontro de grupo de jovens e um roteiro de ofício divino da juventude para ser rezado após a semana da cidadania. Ações como palestras nas escolas, rodas de conversa, montagem de informativos, ações nas redes sociais, estarão acontecendo de 14 a 21 de abril deste ano. Também se fazem campanhas de serviços comunitários como tiragem de documentos, dação de sangue dentre outras para o exercício da cidadania.

Por fim, é preciso que a juventude, organizada ou não em grupos de jovens, reflitam como estamos utilizando as mídias sociais e também como ela retrata os jovens. A juventude tem espaço suficiente na mídia para se expressar? Os jovens agem conscientes de que são foco de produções publicitárias para consumo e também são rotuladas pejorativamente nos noticiários? É necessário que tudo isso seja debatido e também se crie uma nova cultura com a mídia.

Texto publicado em abril de 2015 no Informativo Arquidiocese em Notícias.