Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

EQUIPES DE JOVENS DE NOSSA SENHORA


Nesse mês dedicado a Nossa Senhora trazemos uma reportagem com a jovem responsável pela comunicação da Equipes de Jovens de Nossa Senhora, Huly Caroline Rios de Souza, 21 anos, acadêmica de Música na Ufam e professora de Música do Instituto Ida Nelson.

1.INFORMATIVO ARQUIDIOCESE EM NOTÍCIAS (IAN): O QUE SÃO AS EQUIPES DE JOVENS DE NOSSA SENHORA E COMO SURGIU? 

Huly Caroline (HC): As Equipes de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) são um movimento católico, cristocêntrico, que propõem a seus membros uma vida de equipe para ajudá-los a progredir em esclarecido amor de Deus e do próximo. Recebemos os meios para seguir Cristo pertencendo às várias comunidades da Igreja: paróquia, grupos profissionais, movimentos. O Movimento das EJNS começou no Encontro Internacional das ENS em Roma, em 1976, quando a jovem Christine d'Amonville - filha do casal francês ERI da época - decidiu organizar, paralelamente ao encontro, uma reunião para os filhos dos casais. No Brasil, embora já houvesse as chamadas “equipinhas” coordenadas pelos próprios casais desde 1981, as EJNS começaram a tomar corpo em 1989, quando esteve aqui a jovem Maria Madalena Fontoura, Responsável Nacional de Portugal, onde apresentou a Carta Internacional recém editada, enfatizando que as EJNS são coordenadas pelos jovens, tendo como suporte um casal acompanhador e um conselheiro espiritual.

2. IAN: Qual a Missão e Objetivo das EJNS?

HC: A Missão das EJNS é auxiliar seus membros a viverem a dupla dimensão da vida cristã: seguir os ensinamentos de Jesus e ser enviados por Ele em missão na sociedade; em última instância, buscar a santidade em comunhão com a Igreja. O objetivo proposto pelo Movimento agrega a noção da espiritualidade de passagem: passagem de uma fé iniciante para uma mais madura, forte e profunda visando descobrir e desenvolver seus dons e a vocação de cada um.

3. IAN: QUAL O CARISMA DAS EJNS?

HC: O Carisma das EJNS é guiar seus membros na busca, descoberta e aprofundamento dos valores revelados por Jesus Cristo nos Evangelhos, através de oração, partilha e estudo, dentro de uma comunidade eclesial: a Equipe. Para isto, o Movimento devota-se a Maria, escolhendo-a como modelo de abertura e disponibilidade à manifestação do Espírito Santo. 


4. IAN: ONDE EXISTE EJNS? QUANTOS GRUPOS TEM NA ARQUIDIOCESE?

HC: Estamos presente em 11 países e 34 municípios brasileiros. Em Manaus as EJNS Manaus vive um momento de fortalecimento e crescimento. Atualmente possuímos sete equipes: Ejns dos Anjos, Ejns Aparecida, Ejns Auxiliadora, Ejns de Fátima, Ejns de Nazaré, Ejns Rainha da Paz e Ejns do Sorriso. Vale ressaltar que as EJNS não são organizadas em nível paroquial e a coordenação em nível de arquidiocese se chama Equipe de Setor Manaus.



5. IAN: QUAL O MAIOR DESAFIO ATUALMENTE DAS EJNS?

HC: Os desafios são grandes. O primeiro deles é levar aos nossos equipistas a essência do ser católico, ser cristão. Não adianta fazer parte de um "Movimento Católico para Formação Espiritual e Humana" se não se tem a essência do Cristianismo em si mesmo.


6. IAN: QUAIS ATIVIDADES QUE AS EJNS TÊM ESSE ANO PARA A ARQUIDIOCESE? 

HC: Esse ano vamos colaborar com as atividades da juventude em geral da arquidiocese. Em julho o Seminário de Evangelização da Juventude e em novembro o Congresso das Expressões Juvenis da Arquidiocese de Manaus.


7.IAN: COMO FAZER PARA PARTICIPAR DAS EJNS?

HC: Podem ser membros das EJNS, os jovens católicos solteiros, sem filhos e sem experiência conjugal, com idade entre 15 e 30 anos, que a elas aderem, para porem em prática a missão e os métodos do Movimento. Interessados podem entrar em contato através do email: ejnsmanaus@yahoo.com.br / Fone: 981635103 – Leonardo Melo (Coordenador de Pilotos).

Texto publicado em maio de 2015 no Informativo Arquidiocese em Notícias.