Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

No Encontro das Águas, Partilhamos a Vida, o Pão e a Utopia

Acontece em Manaus de 18 a 25 de Janeiro o 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. Um ano de preparação em que a PJ da Arquidiocese de Manaus se empenhou em fazer um processo em comunhão com toda Igreja Local preconizando o lema: No Encontro das Águas, Partilhamos a Vida, o Pão e a Utopia. Iluminados pela passagem bíblica conforme Jo 1, 38-39: “Mestre, onde moras? Vinde e Vede”. Assim, “ajudar a colocar em nível nacional as forma que se faz Pastoral da Juventude (PJ) na Amazônia dentro de todos os desafios locais na evangelização da juventude”, ressaltou Lidiane Cristo, representante do Regional Norte I na Coordenação Nacional da PJ.

É na alegria de proporcionar um espaço para Encontrar o Mestre Jesus na realidade Amazônica que acolhemos cerca de 600 jovens e assessores da Pastoral da Juventude de todos os 18 regionais da Igreja do Brasil. Temos aproximadamente 400 voluntários jovens, assessores e amigos da PJ de todos os 12 setores que estão servindo nas equipes locais de: acolhida, ambientação, alimentação, bem-estar/saúde, comunicação, cultura, finanças, hospedagem, infraestrutura, lojinha, limpeza, liturgia/mística, missão, passeio, secretaria e transporte.

Dom Sérgio Castriani, Arcebispo de Manaus, está sempre presente em todo o processo que estamos desenvolvendo e sempre nos convoca: “precisamos priorizar três equipes; acolhida, hospedagem e alimentação; as demais tarefas, a PJ consegue dar conta com toda sua experiência.” Na Paróquia Menino Jesus de Praga serão hospedados 54 delegados. A jovem Luanna Kháris enfatiza: “neste encontro queremos que os jovens possam se sentir bem acolhidos e amados por Deus e pela Igreja de Manaus e assim possa gerar frutos de vida no amor e na alegria”.

A abertura do Encontro será com uma Missa Campal às 17h30 do dia 18 de janeiro e queremos contar com todos os grupos de jovens, bem como com participação das comunidades das paróquias e áreas missionárias. Segundo a Secretária Nacional da PJ, Aline Ogliari, catarinense, “A expectativa é que esse encontro seja um profundo marco em nossa história pastoral, que ele traga novos ares, fortaleça nossa identidade, e que sejamos capazes de cada vez mais ler e acolher os sinais dos tempos, traduzindo em experiências cada vez mais proféticas do anúncio e testemunho do Reino”.

Além da Celebração de Abertura acontecerão dois outros momentos totalmente abertos para Igreja de Manaus: A Romaria dos Mártires e a Celebração de Envio. A Romaria dos Mártires será na Ponta Negra. A concentração será em frente ao Jardim das Américas e seguirá para o Anfiteatro da Ponta Negra às 19h do dia 24 de janeiro, véspera do encerramento. A celebração de encerramento será na Catedral Metropolitana de Manaus às 10h do dia 25 de janeiro. O Jovem Matheus Castro, do setor 2 e referência da Liturgia no Encontro, ressalta que “a liturgia e a mística perpassa todo o Encontro desde sua preparação até a execução. Queremos então ajudar os jovens a reza e assim encontrar o Mestre que habita também aqui na Igreja da Amazônia”.

Alguns momentos serão marcantes durante a programação: mesa de debate, seminários, noites culturais, partilha com as famílias. Porém, queremos destacar o Passeio ao Encontro das Águas onde será realizado um momento orante e a Missão Jovem. A Missão acontecerá em 48 locais, nas estradas, comunidades indígenas, ribeirinhas e na área urbana do centro e periferia. 

No fim do Encontro logo após a Celebração de Envio, como gesto
concreto faremos um Ato Político. Segundo Matheus Fernandes da Coordenação Nacional da PJ, pelo Rio Grande do Sul, “O Ato pela Reforma Política é muito importante. A política deve ser serviço e então é momento de renovação para que não sirva interesses particulares e sim a toda sociedade. Assim podemos nos manifestar enquanto jovens cristãos conscientes, por uma reforma política que garanta de fato as políticas públicas e um sistema político mais limpo”.

Que Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Manaus e do Amazonas, possa iluminar e interceder por nós em todo o 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude.

Texto de capa de janeiro de 2015 do Informativo Arquidiocese em Notícias